Gestão 2017 a 2020

Assistência Social - Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020


Gestão 2017 a 2020

Gestão 2017/2020 – Jumirim/SP

Prefeito Darci Schiavi

Vice-Prefeita – Elizabeth Dos Anjos Bueno

 

 

SECRETARIA DE PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, faz parte das importantes secretarias que formaram a gestão 2017-2020. Por ela passaram vários secretários ao longo de sua existência. Dentre todos eles, Juliana Schiavi Gonçales foi a última a dedicar parte de sua vida ao bom andamento dos trabalhos desenvolvidos.

Fazem parte dessa Secretaria o CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social e também algumas ações, como a Campanha do Agasalho e locação de equipamentos órtese e próteses, específicos do Fundo Social de Solidariedade.

O CRAS é o equipamento de referência e o mais importante espaço de atendimento e acolhida da Política da Assistência Social, implantada pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social). É um espaço de atendimento às famílias e as pessoas que dele precisar.

Segue, abaixo algumas das muitas atividades desenvolvidas pelo CRAS ao longo dos últimos 4 anos, em nossa cidade.

Foram diversas oficinas e serviços oferecidos, tais como:

- Reuniões socioeducativas, com os mais variados e relevantes temas com a média de, 45 participantes, por encontro. (em torno de 40 encontros ao longo dos 4 anos)

- Serviço de Fortalecimento de Vínculos para Idosos e Adolescentes      

- Oficinas de Artesanato para crianças, adolescentes, adultos e idosos (pintura em tela, pintura em tecido, crochê, feltro, madeira, pedrarias, bijuterias, tricô, bordados, etc.) para mais de 500 usuários.

- Oficina de Balé para crianças e adolescentes 

- Oficina de Dança para adolescentes e adultos 

- Oficina de Ginástica para mulheres e idosos

- Oficina de Yoga para idosos e adultos

- Oficina de Costura 

 

- Oficina on-line com adolescentes (em tempos de covid-19) - Comemoração de datas importantes: Dia da Mulher, dia das Mães, dia dos Pais, dia do Idoso, dia das Crianças, dia do Combate ao abuso sexual infantil... 

- Festas: de Carnaval, Junina, de Natal/ Fim de Ano.

- Viagens culturais, de lazer e gastronômica foram realizadas ao longo desses 4 anos, proporcionado conhecimento, alegria e prazer, coisas fundamentais para o ser humano

Também o CRAS fez parceria com a Secretaria da Agricultura, cedendo o espaço para vários cursos na área de piscicultura, floricultura, reutilização de alimentos, pães, bolos, etc.

O CRAS também agrega o Programa Viva Leite e o Programa Bolsa Família, mantendo o CADÚNICO atualizado e os benefícios em dia para todos os que deles precisam. 

Também oferta o Benefício Eventual como auxílio alimentação, natalidade e funeral para as pessoas que dele necessitem.

O Curso para Cuidadores (idosos e acamados), realizado em 2019, foi um dos maiores investimos ofertados pelo CRAS. Foram capacitadas 19 pessoas e que estão aptas para o trabalho nessa área.

 

Prefeitura Municipal


Jumirim