A PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É TEMA DE PALESTRA NO CRAS

Assistência Social - Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020


A PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É TEMA DE PALESTRA NO CRAS

 

Falar sobre a gravidez na adolescência é falar sobre uma série de tabus que estão impregnados no DNA de nossa história, nossa cultura, nossa formação educacional e religiosa. Muito já se avançou no diálogo sobre o tema que tem como centralidade, a sexualidade humana, que vai além do ato sexual.
Hoje, diferente de 2 ou 3 gerações passadas (ou seja 30 a 40 anos atrás), os adolescentes e jovens estão entrando na vida sexual mais precocemente. Dados de organizações de saúde, como a UNICEF, divulgados em 2018, apontam que a taxa brasileira de gravidez na adolescência é de 68,4 nascimentos para cada 1.000 adolescentes. Esse número coloca o Brasil no topo da tabela quando falamos sobre meninas que se tornam mães na América Latina.
Esses dados são preocupantes, tendo em vista, o alto índice de risco de morte para a vida da adolescente e do bebe que uma gravidez, de alto risco como essa, provoca tanto para a mãe como para a criança.
Esses e outros riscos foram abordados pela enfermeira Isabel (Bel), da Unidade Básica de Saúde de Jumirim, na tarde do dia 19 de fevereiro, na reunião socioeducativa realizada no CRAS.
Ela deu um panorama geral sobre o tema da gravidez na adolescência e também falou e mostrou os diversos métodos de prevenção tanto de uma gravidez indesejada, como também de inúmeras doenças gravíssimas que o sexo sem proteção pode causar. O assunto é muito sério e precisamos falar sobre ele sem preconceito, sem moralismo ou julgamentos.
Os adolescentes que estiveram presentes gostaram muito da conversa e o CRAS irá se dedicar a esses e outros assuntos do universo juvenil.

 


ADOLESCÊNCIA
 
É a transição da criança
Que ainda buscava na roda a dança
Ao rodar, trouxe à moça pensamentos de mudança.
Inovar, despertar e mudar
O seu corpo transformar
Transportar entre a criança e o adulto
A responsabilidade de estudar
A liberdade de se comunicar
Vivemos as transições
As emoções
Buscando direções!
Não tenhas pressa
A fase adulta irá chegar e suas responsabilidades eternamente ficar
Aproveite o dia, a fase, a passagem, a cada dia sua bagagem
Em cada doa a beleza dessa viagem
(Bel – enfermeira- UBS Jumirim)
 

 

Prefeitura Municipal


Jumirim