A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vigilância Sanitária informa a população sobre o uso do mata mato (Capina Química) no município de Jumirim.
A Capina Química é um procedimento que consiste na utilização de produtos químicos(mata mato) para combate de plantas consideradas danosas aos interesses do homem, sem amparo legal.
Porque a Capina Química é ilegal?
Essa prática não é autorizada e está em desacordo com a legislação vigente no Brasil. É indevida, e vem se realizando com base em ilegalidades.
Este uso tem sido realizado envolvendo desinformação, confusão e ilegalidade no comércio.
Produtos agrotóxicos herbicidas não são autorizados pela ANVISA para o meio urbano e periurbano das cidades.
As lojas agropecuárias não tem amparo legal para autorizar a venda para a finalidade de uso no meio ambiente urbano.
Quais os possíveis danos a saúde?
Todos agrotóxicos são tóxicos, mas os efeitos variam entre os vários tipos de produto, observamos que o glifosato, um agrotóxico herbicida, é muito usado nessa prática, podendo provocar efeitos nocivos agudos no organismo humano e em exposições repetidas mesmo que em quantidades pequenas e a problemas respiratórios. A Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer da Organização Mundial da Saúde classificou o glifosato como provável agente cancerígeno.
Danos ao meio ambiente:
Contaminação do solo e das águas, jardins e árvores. Os herbicidas são tóxicos para animais domésticos (cães, gatos, cavalos, pássaros e outros) que podem ser intoxicados pela ingestão de água contaminada e pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados nas ruas. Os herbicidas são tóxicos para organismos aquáticos, microrganismos do solo, minhocas, aves, abelhas, anfíbios, répteis e mamíferos.
Penalidades:
Constatada a irregularidade, será lavrado auto de infração, sujeito as penas captuladas no Código Sanitário.
Dúvidas ou denuncias entre em contato com a Vigilância Sanitária
Rua Bazzo nº 176 Bairro Nova Jumirim, Jumirim-SP telefone 3286 1600
Jumirim