PALESTRA DIRECIONADA AOS PRODUTORES RURAIS DE JUMIRIM REALIZADA NO DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2017

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017


PALESTRA DIRECIONADA AOS PRODUTORES RURAIS DE JUMIRIM REALIZADA NO DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2017

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoveu no dia 28 de novembro no CRAS, um encontro com os produtores rurais de Jumirim, junto com a CATI – “Coordenadoria de Assistência Técnica Integral” do Escritório de Desenvolvimento Rural de Piracicaba.

O encontro contou com a presença dos engenheiros agrônomos da CATI, Denis Herisson da Silva e Tatiana Marsola Piovezanni, os quais palestraram sobre os temas “Moscas dos Estábulos” e “Associativismo e Cooperativismo” respectivamente. E também, com a presença do Prefeito Darci Schiavi.

O Engenheiro Agrônomo comentou sobre a importância de se atentar sobre a incidência da mosca no campo e nos animais, pois tem uma capacidade muito grande de haver um surto populacional do inseto, o que causa desconforto ao animal com a picada. A espécie Mosca dos Estábulos se procria em poças de água no campo e canavial, e principalmente onde há concentração de matéria orgânica e umidade. Denis explicou como diferenciar as espécies de moscas encontradas no campo e ressaltou que quando há surto populacional, os animais ficam extremamente estressados, não se alimentam, podendo não haver engorda ou até mesmo chegar a óbito. O controle desse problema não é conhecido, portanto, ao constatar a mosca no campo, o produtor deve entrar em contato com a Casa da Agricultura do município, para que os técnicos visitem a propriedade e tomem providencias junto com a CATI, indicando técnicas para os proprietários estabeleceram, a fim de que não haja um surto populacional da espécie e se espalhe pelo município. Lembrando que bem próximo a Jumirim, em Laranjal Paulista está com casos da espécie. A incidência vem aumentando devido à diminuição de queimadas dos canaviais.

Sobre o tema “Associativismo e Cooperativismo”, Tatiana explicou as diferenças entre associações e cooperativas, e com a participação e discussão dos produtores presentes, ficou ressaltada a importância de se criar uma associação de produtores rurais no município. Eliane Ragni, Secretária da Agricultura de Jumirim, comentou que a Casa da Agricultura reunirá os interessados em se associar, realizando uma reunião com a finalidade de esclarecer maiores dúvidas e discutir interesses em comum para a possível formação.

A Casa da Agricultura de Jumirim encontra-se disposta a esclarecer sobre os temas abordados, caso houver dúvidas sobre a “Mosca dos Estábulos” e interesse em participar de uma Associação. Assim como qualquer outro assunto, está a disposição.

Lembrando que, o prazo para realizar o CAR (Cadastro ambiental Rural) é até o final de dezembro desse ano, sendo assim, a Casa da Agricultura, de acordo com as dimensões da propriedade, pode realizar ou direcionar o proprietário para realizar o cadastro.

Prefeitura Municipal


Jumirim