Dia Nacional da Saúde Bucal

Saúde - Quinta-feira, 20 de Março de 2025


Dia Nacional da Saúde Bucal

O setor de odontologia do Centro de saúde Braziliano Poggi, conta com 3 Cirurgiões Dentistas, e uma infra estrutura com 2 consultórios e 01 aparelho de radiografia periapical digital. 

Diz um antigo ditado que rir é um bom remédio. A ciência já comprovou os vários benefícios que uma boa gargalhada proporciona ao corpo e à mente humana. E uma boa higiene bucal é o que vai garantir um sorriso bonito e saudável. Mas, para muito além da beleza de um sorrisão de dentes brancos e alinhados, a preocupação com a saúde de toda a cavidade oral está intimamente ligada à prevenção de doenças não só do órgão, como também de outras partes do corpo. São os dentes que dão o sustento para face, mastigam o alimento, ajudam na fonação, digestão e contribuem, e muito, com a nossa aparência estética e convívio social. 

 

As doenças que podem ter origem na boca são as mais diversas, como a herpes labial e a doença mão-pé-boca. Mas a maior preocupação é com situações mais graves, como o câncer bucal, o HPV e todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  “Temos ainda o diabetes e a endocardite bacteriana, que é uma infecção do revestimento interno do coração, que pode afetar também as válvulas cardíacas. Qualquer processo de infecção bucal que se tenha exposição com sangramento, pode levar a endocardite bacteriana, quando essas mesmas pessoas têm alguma predisposição cardíaca. Sobre o diabetes, a periodontite interfere no controle da doença, assim como o diabetes no controle da periodontite. 

 

A boa notícia é que todos esses problemas têm prevenção e tratamento. E com atitudes simples.  “As visitas semestrais ao consultório do cirurgião-dentista são imprescindíveis. Durante as avaliações da saúde bucal, são realizadas as manutenções preventivas, como a remoção do tártaro, placa bacteriana, detecção precoce de doenças bucais e a adequação restauradora dos dentes quando é preciso”.

Prefeitura Municipal


Jumirim