Saúde - Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023

HANSENÍASE

Janeiro é o mês de conscientização contra a doença, conheça os sintomas

HANSENÍASE

A Secretaria de Saúde de Jumirim está realizando a Campanha de Conscientização contra a Hanseníase, doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica que atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais graves.

O objetivo da ação é abordar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Hanseníase é transmitida através de secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro. Se você possui algum dos sintomas abaixo, procure o posto de saúde.

• * sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;

• * manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

• * áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;

• * caroços e placas em qualquer local do corpo;

• * diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)