Jumirim, Quarta-feira, 08 de Julho de 2020 Telefone (15) 3199-9800

Educação - Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019

EDUCAÇÃO DE JUMIRIM PARTICIPA DE PALESTRA DA APA

Na última terça-feira, 23, os professores da rede municipal de ensino de Jumirim participaram de uma palestra informativa sobre APA -Tietê/Jumirim. Promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o evento contou com a presença dos gestores da Área de Proteção Ambiental, Waldnir Gomes Moreira e Katia Bastos Florindo.

A APA Tietê/Jumirim foi criada pelo Decreto Estadual n° 20.959, de 8 de junho de 1983 e objetiva a proteção das áreas remanescentes de vegetação natural, nas quais ocorrem espécies da fauna e flora local que são essenciais para a preservação do rio Tietê, além do patrimônio histórico e arquitetônico dos municípios.

Os  gestores discorreram sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo APA, cujos objetivos são combater a ameaça de degradação ambiental, bem como, a necessidade de proteção de seus ecossistemas; aprofundar, de modo sistemático e com critérios ambientais, os planos de desenvolvimento e crescimento de suas comunidades; explorar o potencial de seu relevante patrimônio ambiental e urbano; explorar características históricas e culturais das comunidades locais; além de explorar o potencial turístico do município de forma ambientalmente sustentável.

Na ocasião, as Secretárias Municipais, Ana Teresa Cinto Fávero e Eliane de Souza Felício Ragni,  agradeceram aos representantes da APA e salientaram a importância dos serviços prestados pelo Conselho Gestor, reafirmando que a área de proteção traz benefícios para o desenvolvimento do município.