Educação - Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019

EDUCAÇÃO DE JUMIRIM REALIZA SEMANA PEDAGÓGICA

A Prefeitura Municipal de Jumirim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a Semana Pedagógica 2019, que marcou a abertura do ano letivo. As reuniões iniciaram na última segunda-feira, 04, prosseguindo até a quinta-feira, 07, e contou com a presença de todos os professores da rede, que estiveram reunidos com equipe gestora e pedagógica.  Além de integração e recepção, esta semana ainda reservou momentos de aprendizagem.

Na segunda, 04, sob a orientação das coordenadoras, Marcia e Sandra, os professores tiveram momentos de muita reflexão sobre algumas habilidades comportamentais e também estimularam, de forma didática, a comunicação, o trabalho em equipe, o comprometimento e o envolvimento com o trabalho.  O encontro foi marcado, ainda, com discussões sobre a importância do planejamento didático, tendo em vista as necessidades do aluno, no sentido de buscar novos caminhos, cujo objetivo é transformar a realidade existente.

Já na terça-feira, com muita alegria, entusiasmo e motivação, Davi do Carmo Ferreira Silva, Professor Mestre e Palestrante Educacional, prendeu a atenção de todos com o tema “A importância do planejamento pedagógico à luz da BNCC: como planejar independente do material didático”. A proposta ofereceu uma formação que possibilite ao professor planejar suas aulas e atividades, tendo como referência a Nova Base Nacional Comum Curricular e os demais referenciais da Educação nacional. Propôs, também, discussões sobre a realidade da instituição escolar e seu entorno para identificar situações que promovam o envolvimento de todos com a qualidade no processo pedagógico. Levantou diversas reflexões a fim de manter relacionamentos saudáveis, de qualquer natureza, bem como a importância do autoconhecimento para o crescimento contínuo na vida pessoal e profissional.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Educação, Ana Teresa Cinto Fávero, reafirmou o compromisso com a qualidade da educação e a necessidade de investir na Formação Continuada dos profissionais. Agradeceu a todos, desejando que o ano letivo seja fortalecido pelo espírito de união para que a Educação de Jumirim tenha sucesso na busca de seus objetivos.

Durante toda a semana, professores e gestores puderam repensar a escola, levando em consideração vários aspectos, mas com apenas uma finalidade: garantir que o aluno aprenda. Após repertoriados, reuniram-se na quarta e quinta-feira para elaborar o planejamento anual e traçar quais finalidades desejam atingir, buscando resultados positivos e máxima aproximação da excelência.