O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Jumirim, terça-feira, 16 de dezembro de 2025
(15) 3199-9800 /
Atendimento: Segunda à sexta, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Nesta segunda-feira (03), o Ministério da Educação divulgou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com os números do país, estados e municípios.
Nesta segunda-feira (03), o Ministério da Educação divulgou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com os números do país, estados e municípios.
O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As metas estabelecidas pelo IDEB, projetadas até 2021, são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, a expectativa para os anos iniciais é alcançar 6,0 (seis) pontos, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
O município de Jumirim, na última edição (2017), alcançou nota 6,9 pontos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (4ª série / 5º ano) e nota 5,5 pontos nos Anos Finais do Ensino Fundamental (8ª série / 9º ano), resultado este dentro das expectativas.
Adriana Scudeler Lara, Professora e Supervisora de Ensino da Secretaria de Educação, considera que o IDEB cumpre papel importante na avaliação da qualidade ao sintetizar a proficiência em leitura e matemática dos estudantes. “Ao analisarmos os dados do Ensino Fundamenta I, registramos um avanço de 0,4 pontos em relação a 2015, quando a nota foi de 6,5. Para tal, destacamos algumas ações implementadas, capacitação de docentes, discussão e reflexão do processo de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, programas que agora apresentam resultados positivos”.
Ressalta, ainda, que o desempenho dos docentes, levantando dados e construindo mapas diagnósticos (sondagens), redimensionados a uma prática reflexiva dos conteúdos, aplicados para desenvolver as habilidades e competências necessárias para a formação de alunos leitores em nosso município, alavancou os indicadores.
A Secretária de Educação, Ana Teresa Cinto Fávero, disse que para gerar resultados na aprendizagem, não basta só divulgar os dados, é preciso estabelecer metas para a equipe pedagógica de como o sistema deve evoluir a cada dois anos. Valorizou, ainda, o aumento do investimento em educação e a criação de programas de assistências, como o de alimentação escolar, material didático e transporte. E parabenizou o empenho e dedicação do sistema municipal de ensino em seu cotidiano, agradecendo docentes e funcionários, por mais esta conquista na educação básica do município.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda à sexta, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
Versão do sistema: 2.0.0 - 12/12/2025
Portal atualizado em: 16/12/2025 10:13:31