Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 26 de Outubro de 2016

Primeira Oficina de Diagnóstico para o Plano de Manejo da APA Tietê/Jumirim

A Prefeitura de Jumirim junto com Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu, no Clube Recreativo no dia 20 de outubro de 2016, a “1ª Oficina de Diagnóstico para o Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) Tietê” realizada pela Fundação Florestal e a empresa AmbGis que estará trabalhando em nossa região.

Jumirim está inserida na região APA Tietê, onde o plano de manejo na área, estabelecido pela Fundação Florestal, possibilita a manutenção das características naturais nativas conservando a fauna, flora e cultura regional. Para isso, é muito importante o esclarecimento do serviço aos cidadãos, já que o plano de manejo já está sendo elaborado pela empresa AmbGis, mas necessita da participação da população para ser desenvolvido com a ajuda de todos. Sendo assim, na Oficina foram informados os objetivos e benefícios do planejamento para o desenvolvimento da região na APA, explicações do que é uma APA e suas funções e conscientização dos benefícios da conservação dos recursos ambientais.

A participação de muitos munícipes, entre produtores rurais e empresários, ajudou a AmbGis a identificar problemas ambientais, sociais e pontos fortes da região, que será de suma importância para aplicação do plano de manejo. No encontro também foi valorizado o conhecimento da comunidade sobre a realidade socioambiental e a biodiversidade.

Os integrantes da Fundação Florestal e AmbGis estarão nos próximos 8 meses trabalhando uniformizados em nossa cidade e realizando pesquisas em diferentes pontos do município. Outros encontros serão programados, participe!